Category Archives: Divulgação

O resgate do “Original Funk Music”

images

O resgate do “Original Funk Music”

Após a década de 80 com a chegada de novas vertentes, houve uma invasão de novos estilos e ritmos musicais, o “Original Funk” entrou em coma profundo e respirou por aparelhos por muitos anos, poucos artistas evoluíram com as exigências impostas pelos novos padrões.

Surgiu então alguns estilos novos de FUNK como: EletroFunk, Miami, Deep Funk, Neo Soul entre outros e o tal “FUNK Carioca” que de Funk não tem nada.

Usada James-Brown-1988-

Acredito que tudo tenha declinado com a prisão do “The Hardest Working Man in Show Business”, assim era como o chamavam, Mr. Dynamite, James Joseph Brown Jr, (JAMES BROWN), deixou um vazio e abriu espaço para as novas vertentes, principaçmente a onda dos electro, outra influencia forte, principalemnte aqui no Brasil foi o fim das grandes equipes de bailes como Chic Show, Zimbabwe, Circuit Power, Ademir Formula 1, Kaskatas, Furacão 2000 etc…

 Kaskatas 4logo

Houve uma ruptura de personalidades, muitos fervorosos e idealistas em suas origens, deixaram-se levar pela onda de transformação com o passar dos anos.

Com a disseminação do seu nome em falso, “ORIGINAL FUNK” para “FUNK Carioca” a troca de identidade caiu como uma luva para nova geração, que dissemina popularizando mundialmente.

397742_397909336964899_1604660030_n 

Baile da Furacão 2000 no Bangu em 1976, bem diferente de hoje em dia!

A busca pela originalidade que existe do Original, ficou difícil, mas não impossível, o caminho é igual a uma FENIX, resurgir e retomar seu verdadeiro lugar, hoje temos de volta grandes cantoras e bandas voltando a gravar, usando a tecnologia para melhorar o que já era quase impossível de melhorar, a mistura do novo com o experiente, a fusão de conhecimento e novas técnicas, temos os exemplos, Sharon Jones, Charles Bradley, Gap Band, Earth, Wind & Fire, entre tantos.

The Gap Band ewf-maurice

Gap Band                                                                                                 Earth, Wind & Fire

Estes anos de obscuridade ou vamos dizer, repouso temporário, fez com que sua identidade fosse quase esmagada pela nova geração, ainda mais quando “roubaram” o seu próprio nome, colocaram sua dignidade em desconfiança, tanto que muitos amigos desta geração desconhecem o “Original”, acreditam que o nome seja do movimento cultural que existe no Rio de Janeiro e expande pelo mundo, mas a historia não é bem assim, o verdadeiro inicia-se em meados de 1969 quando James Brown lança a faixa "Funky Drummer " a musica mais sampleada do mundo!

1970.king_.45.funky_.drummer.part_.1 james_brown

Nascia o ORIGINAL FUNK MUSIC.

Foram anos incríveis, historias, tivemos bandas majestosas, multi-instrumentistas excepcionais, uma sonoridade inconfundível a qualquer leigo, hoje varias bandas surgiram em diversos países, não mais localizado apenas nos EUA e estas tentam resgatar a cultura e filosofia dos anos magistraias do FUNK SOUL.

No final da década de 90 algo estava preste a mudar, o “Original Funk” voltou a ser ouvido e tocado, começou a despontar algumas caras novas no cenário, com a mesma essência e novas misturas.

Sharon Jones and the DapKings sharonband_11poets-photo

The Dap-Kings                                                                                 Poets of Rhythm

menahan_street_bandThe Budos Band budosartistpage

   Menahan Street Band                                                          The Budos Band

Hoje temos bandas incríveis como The Dap-Kings, The Sugarman Three, The Budos Band, The Poets of Rhythm, The Daktaris, The Mighty Imperials e uma das melhores bandas do genro na atualidade, Menahan Street Band… diretamente do Brooklyn, assim como a gravadora Daptone que há 10 anos vem fazendo um trabalho árduo em juntar e misturar estes artistas e seus estilos.

  GKC-SDPdi-melo-cd-frete-gratis_MLB-O-3356560235_112012 download

O fato é que tanto lá fora na “Gringa” quanto aqui no brasil, estamos em franca evolução no quesito de resgate as suas verdadeiras origens, temos o Gerson King Combo com disco novo e documentário, relançamento de disco raro do Di Melo, Hildon gravando seu primeiro DVD, Disco de vinil do Tim Maia Racional sendo relançado, Almir Ricard, Toni Tornado se apresentando em shows por todo pais, a cena que é forte em minas com o quarteirão do Soul, o movimento em São Paulo sendo mais divulgado com King Nino Brown, Nelson Triunfo, programas de TV como os do Hip-Hop do Buzzo ( SPTv ), Manos e Minas ( TV Cultura ), as rádios da Web fazendo a diferença, bandas como Funk Como Le Gusta expondo e misturado a musicalidade, os Precursores do samba-rock, Clube do Balanço com discos autorais sempre com musicos excepcionais nos instrumentais, nossos amigos DJs da Black Music que sempre tocam os chamdos clássicos nas festas, enfim, o resgate do Original esta em plena evolução para voltar ao lugar que jamais deveria ter sido tomado pelo lastimavél “Miami Versão brasil” que muitos insistem em chamar de “FUNK” o Carioca.

114 Foto-1-Clube-do-Balanço

Funk Como Le Gusta                                                                   Clube do Balanço

5420511122_b46c436ef9_zhoriz_KingNinoBrown 

Nelson Triunfo                                                                           King Nino Brown

Texto By Fhenso 31/01/2013

Share

BMW Jazz Festival 2012

E começa hoje o BMW Jazz Festival.

Em São Paulo as apresentações acontecerão no Via Funchal: Rua Funchal, 65 – Vila Olímpia. Telefone: (0xx11) 3846-2300 – site: http://www.viafunchal.com.br

A programação no Via Funchal é a seguinte:

Sexta-Feira, 08/06, a partir das 20h30:
Ambrose Akinmusire Quintet; Toninho Feragutti, Bebê Kramer e convidados; Corea, Clarke & White.

Sábado, 09/06, a partir das 20h30:
Clayton Brothers Quintet; Trombone Shorty & Orleans Avenue; Maceo Parker e convidados Fred Wesley & Pee Wee Ellis.

Domingo, 10/06, a partir das 20h30
Darcy James Argue’s Secret Society; Ninety Miles; Charles Lloyd Quartet.

Ainda em São Paulo, no domingo à partir das 17hs, teremos também dois shows gratuitos na plateia externa do Auditório Ibirapuera: Av. Pedro Alvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque Ibirapuera, com The Clayton Brothers Quintet e Maceo Parker e seus convidados especiais Fred Wesley & Pee Wee Ellis.

.

Já no Rio de Janeiro, o festival acontecerá no Teatro Oi Casa Grande: Av. Afrânio Melo Franco, 290 – Leblon. Telefone: (0xx21) 3114-3712 – site: http://oicasagrande.oi.com.br/

E a programação é:

Segunda-feira, 11/06, a partir das 21h
Corea, Clarke & White; Ninety Miles.

Terça-feira, 12/06, a partir das 21h
Trombone Shorty & Orleans Avenue; Maceo Parker e convidados Fred Wesley & Pee Wee Ellis.

Quarta-feira, 13/06, a partir das 21h
Charles Lloyd Quartet; Darcy James Argue’s Secret Society.

The Clayton Brothers Quintet

The Clayton Brothers Quintet

Trombone Shorty & Orleans Avenue

Trombone Shorty & Orleans Avenue

Alfred "Pee Wee" Ellis, Fred Wesley e Maceo Parker

Alfred “Pee Wee” Ellis, Fred Wesley e Maceo Parker

Algumas dicas para os amigos de São Paulo que forem ao BMW Jazz Festival:Se você for de carro, prepare os bolsos pois os estacionamentos estarão cobrando um tanto caro por lá (média de R$ 25).
Quem quiser utilizar o transporte público, pode pegar a linha 9 – esmeralda da CPTM e descer na estação Vila Olimpia, já que as estações de metrô/trem encerram as atividades a 1hs do domingo.
O problema de ir com transporte público é se os shows atrasarem e você ficar na mão.

E se algum amigo do Rio quiser passar dicas de transporte para o Teatro Oi Casa Grande, fique à vontade.

Nós do Original Funk Music estaremos presentes no sábado.E no domingo estaremos lá também, sabe lá quando teremos novamente Maceo Parker, Fred Wesley e Pee Wee Ellis juntos no Brasil.

Share

Maceo Parker with Fred Wesley and Pee Wee Ellis no BMW Jazz Festival 2012 – Post Atualizado

3 HORNS

E foram anunciadas as atrações do BMW Jazz Festival 2012.

Dentre as atrações, teremos a aguardada apresentação de Maceo Parker and his band with Special Guests Fred Wesley and Pee Wee Ellis.

O BMW Jazz Festival acontecerá de 8 a 10 de junho em São Paulo, e de 11 a 13 de junho no Rio.

Em São Paulo o festival acontecerá no Via Funchal, e no Rio de Janeiro no Teatro Oi Casa Grande.

Segundo informações, dia 10 de junho, Maceo Parker e The Clayton Brothers farão um show gratuito no Parque do Ibirapuera.

Além dos shows, o BMW Jazz Festival oferecerá seis workshops gratuitos, na Escola de Música do Estado de São Paulo, ministrados por Chick Corea, Lenny Whitw, Stanley Clarke, Charles Lloyd, Christian Scott e Trombone Shorty.

Vejam as outras atrações do BMW Jazz Festival:

Corea, Clarke & White – Projeto de Chick Corea, Stanley Clarke e Lenny White (São Paulo / Rio de Janeiro)

Charles Lloyd (São Paulo / Rio de Janeiro);

The Clayton Brothers (São Paulo);

Trombone Shorty & Orleans Avenue (São Paulo / Rio de Janeiro);

Ambrose Akinmusire (São Paulo);

Nintey Miles Project (São Paulo / Rio de Janeiro);

Darcy James Argue’s Secret Society (São Paulo);

Toninho Ferragutti e Bebê Kramer (São Paulo).

Se ano passado a Família Original esteve presente nos dois shows de Fred Wesley no Brasil, com certeza não iremos ficar fora dessas apresentações.

Share

Maceo with Special Guests Fred Wesley and Pee Wee Ellis no BMW Jazz Festival 2012

3HORNS/Part2

De  8 a 10 de junho em São Paulo, no Via Funchal.

De 11 a 13 de junho no Rio de Janeiro, no Teatro Oi Casa Grande.

Share

Ghostfunk – Ghostface x Afrofunk!

ghostfunk_cover_web1 Ghostfunk – Ghostface x Afrofunk!
————————————————-
Produced by Max Tannone

Track list:
1 Make It N.Y.
2 Dem Back
3 Mighty Agho
4 The Same Girl
5 Three Lords
6 Danger 500
7 Astro Easy Love
8 Dear Psychedelic Woman
9 Breakthrough Kids
10 Funky Criminology

Sample information:
# Ghostfunk "Track Title"
Original artist – original track [original album]
1. "Make It N.Y."
Rob Kanda – "Make It Fast, Make It Slow" [Ghana Soundz – Afro-Beat, Funk, And Fusion in 70s Ghana]
AZ feat. Ghostface Killah & Raekwon – "New York" [A.W.O.L.]
2. "Dem Back"
Gyedu Blay-Ambolley – "Fa No Dem Ara" [Simigwa]
Ghostface Killah – "Tooken Back" [The Pretty Toney Album]
3. "Mighty Agho"
Sir Victor Uwaifo – "Agho" [Guitar Boy Superstar]
Ghostface Killah – "Mighty Healthy" [Supreme Clientele]
4. "The Same Girl"
Soul Throbs – "Little Girl" [Next Stop…Soweto Vol. 2: Soul, Funk & Organ Grooves from the Townships 1969-1976]
Ghostface Killah feat. Carl Thomas & Raekwon – "Never Be The Same Again" [Bulletproof Wallets]
5. "Three Lords"
Lijadu Sisters – "Lord Have Mercy" [Danger]
Ghostface Killah feat. Notorious B.I.G. & Raekwon – "Three Bricks" [Fischscale]
6. "Danger 500"
Lijadu Sisters – "Danger" [Danger]
Ghostface Killah feat. Raekwon & Cappadonna – "Daytona 500" [Ironman]
7. "Astro Easy Love"
Amanaz – "Easy Street" [Africa]
Ghostface Killah – "Astro" [Astro 12"] & Ghostface Killah – "Love Session" [Bulletproof Wallets]
8. "Dear Psychdelic Woman"
Honey & The Bees Band – "Psychedelic Woman" [Ghana Soundz – Afro-Beat, Funk, And Fusion in 70s Ghana]
Ghostface Killah – "Save Me Dear" [The Pretty Toney Album]
9. "Breakthrough Kids"
The Funkees – "Breakthrough" [Slipping Into Darkness single]
Ghosftace Killah feat. Raekwon – "Apollo Kids" [Supreme Clientele]
10. "Funky Criminology"
Ebo Taylor Jr. – "Mondo Soul Funky" [Ghana Soundz – Afro-Beat, Funk, And Fusion in 70s Ghana – Volume 2]
Raekwon feat. Ghostface Killah – "Criminology" [Only Built 4 Cuban Linx…]

Released digitally on 7/11/11
via http://ghostfunk.com

Share

O Brasil de A a Z

Vale conferir, uma revista distribuida de forma virtual que fala um pouco sobre a cultura do Brazil, Muita Musica e comportamento, confere ae em baixo!

brazuca

BRAZUCA est le magazine mensuel brésilien, distribué à Paris, île-de-France et Belgique, gratuitement pour ceux qui on une relation avec le Brésil, vous rencontrez tout le Brésil de A à Z, ça veux dire, l’art, culture, cinéma, musique, agenda, reportages et infos du Brésil.

BRAZUCA é a revista mensal brasileira, distribuída gratuitamente em Paris, ile-de-France e Bruxelas. O Brasil de A a Z: arte, cultura, cinema, música, agenda, entrevistas e reportagens.

http://www.brazucaonline.org

Share

Festa Requinte da Musica Dia 17/07/2011

A partir do dia 17/07/2011 (Domingo) das 17 a 23Hs iniciaremos nossos encontros reunindo amigos e escutando sempre o melhor do Soul, Funk, R&B, Samba Rock e Melodia.. Este sera nosso primeiro encontro e depois teremos outros sempre no 3º domingo de cada mes.

Banner-Mascote

E o melhor de tudo nao paga nada .. É só chegar e curtir..

A Original Funk Music recomenda esta festa !!

Share

Qual é a musica?

por Ed Motta
dupla

TRIP desafiou o soul man Ed Motta para sentir a vibe das 16 músicas e adivinhar quem é quem quando o assunto é balanço

Assim que Tim Maia voltou para o Brasil, após participar de um grupo vocal nos Estados Unidos, amadureceu algumas idéias e, em 1970, lançou seu primeiro disco. Naquele instante, nascia o embrião do funk brasileiro. A levada influenciou outros estilos musicais e tornou-se indispensável quando a intenção é fazer dançar. Introduzidos pelo mestre Gerson King Combo, a nova geração mostra serviço e apresenta funk, hip hop, soul e samba-rock temperados com muito groove.

FUNK BROTHER SOUL – Gerson King Combo "Esse é o King Combo, mas não me lembro qual é a música. Ele é grande referência. Toca uma coisa mais crua, muito bacana. A base sempre tem uma coisa legal."
SAMBA FUNK DE LUXO – Rica Amabis "A base está muito boa, mas também não sei o que é. Não sou grande fã de rap, mas rappers fazem bases mais legais e sabem de música por causa dos DJs."
FUNK HUM – Funk Como Le Gusta "É Funk Como Le Gusta, esperto. O BiD é muito ligado, a Paula Lima tem uma voz linda. Vocal em castelhano com funk é legal, engraçado. Naipe de metal com flautas é sempre bom, a flauta adocica. É igual um sanduíche de peito de peru com um pedacinho de abacaxi."

CIÊNCIA E VOLÚPIA – Mamelo Sound System "Novo, né? Eu estava achando antigo, mas aí entrou uma caixa meio… E o bumbo é muito pesado para ser antigo. (TRIP diz o nome da banda) Mamelo Sound System? A referência de som é boa, e a base é tirada de alguma coisa que não sei o que é."
CAFÉ FUNK BRASIL – Veiga & Salazar "Isso é gringo ou brazuca? Bem gravado, som de caixa sequinho com afinação mais para grave e pouco reverb, e um naipe de metais esperto. Sonoridade excelente."
TÁ BACANA – Ortinho y a Zuada "Achei interessante a mistura de sotaque nordestino com funk. As guitarras estão boas. É o que me chama mais a atenção."
JAH JAH OVERALL- Black Alien & Speed "Respeito, mas não é o que escuto. A molecada se amarra em rap. A base está legal."
VEM CÁ NEGA – Mattoli "Anos 70, com certeza por causa dessa sonoridade. Piano Rhodes, violão de aço, meio samba-rock, meio Jorge Ben. Gosto da onda, mas não sei quem é. (TRIP revela o autor) Ah, o Mattoli! Ele é fissurado em Jorge Ben. Nota dez."
2 BAILARINAS – Max de Castro "Achei maravilhoso o disco do Max. Gosto daquela voz anasalada, do timbre dele. As melhores programações de bateria eletrônica estão nesse trabalho."
umcara

QUEM QUE CAGÜETOU? – Tejo "Isso não é funk, é o que chamam de Miami bass, meio Afrika Bambaataa. Nos bailes do Rio só rola isso, tem rádio que toca o dia inteiro e os caras cantam em cima da levada."
GROOVE #1 – Sindicato do Groove "A levada de baixo e bateria está boa. Base legal pra caramba, a guitarra esperta e um bom pianista também. Tem músico bom tocando."
ZAMBAROSA – Zambaster "A voz da vocalista é boa, mas acho que falta um pouco de melodia. Dá para sentir que tem uma banda de qualidade por trás."
THE EYES – João Parahyba & Suba "João Parahyba é foda, toca pra caralho timba, instrumento para o qual inventou uma nova maneira de tocar. É um puta músico. O Suba eu não saco muito, quem me fala dele é o João."
FESTA DO DJ – Bukassa "O Bukassa é o melhor cantor do Brasil. Canta pra caralho, igual ao George Benson, um puta artista. A gente está pra fazer alguma coisa junto. Ele é gênio, só talento."
BEM VINDO AO SHOW – Cycociço "Hoje, o funk é bastante usado como um elemento a mais. Quase não tem uma coisa especificamente funk."
QUERO – Sérgio Lupper "Parece ser dos anos 80 por causa do som digital do piano. Boa introdução, bom cantor e guitarra com um envelope filter no fundo que dá um wah-wah (imita com a boca) legal. Nunca ouvi falar nele. Gostei."
edmotta

reportagem Endrigo Chiri braz

Acompanho a Trip pelo menos 20 anos….. sempre com conteúdo!
Vale escutar o Paulo Lima na Trip FM
Valeu TRIP!

Fonte mais que merecedora…
http://revistatrip.uol.com.br/
metéria saiu na TRIP #82

Share

Flash Black – O Baile Black do Ano

6 edicao

Quero mandar um alo para nossos brothers, Ivani e Anacleto OldBoy, fora toda rapaziada do Vale do Paraiba.

CD 2009CAPACDFLASHBLACK_2008_a[1]

Veja o canal do Flash Black – O Baile Black do Ano
Vem aí a 6ª edição do baile mais charmoso e dançante da cidade.

Dia 25 de dezembro de 2010.

Ponte Preta Futebol Clube – Jacareí-SP
http://www.youtube.com/user/obaileblackdoano
Faltam poucos dias para vc ganhar um CD na faixa, acesse o blog e deixe um comentário

ou mande um e-mail para obaileblackdoano@gmail.com e-mail.

Make it Funky!!!

   CD_2006 CD_2007 CD_2005

Clique nas capas para baixar os discos, para conferir os Tracks é só visitar http://www.obaileblackdoano.blogspot.com/

Share

Clube Esportivo da Penha

flashback_2010_frente flyer_2010_verso

Share