Category Archives: info

Bobby Womack

Morreu Bobby Womack, expoente da soul music nos anos 60 e 70.

Bobby-Womack-performs-at--010

O cantor de soul Bobby Womack morreu esta sexta-feira (27) aos 70 anos. De acordo com o site da revista Rolling Stone, um representante da gravadora do músico confirmou a morte. No entanto, a causa ainda é desconhecida.

Womack foi um dos principais expoentes da soul music nos anos 1960 e 1970, conseguindo atingir as paradas com quase 50 hits durante a sua carreira, muitos deles da sua própria autoria, incluindo “Woman’s Gotta Have It” (1972) e “Lookin’ for a Love” (1974), que chegaram ao primeiro lugar. Um dos seus primeiros sucessos foi “It’s All Over Now”, faixa lançada em 1964 e gravada pelos Rolling Stones um mês mais tarde, que foi para o primeiro lugar das paradas do Reino Unido na versão do grupo britânico.

Ronnie Wood, guitarrista dos Stones, foi um dos primeiros a lamentar a morte de Womack..

Desde o ano passado, Womack foi diagnosticado com um estágio inicial da doença de Alzheimer. Já durante parte dos anos 80, o cantor lutou contra as drogas, ficando internado num centro de reabilitação para tratamento. Uma série de problemas de saúde se seguiram, incluindo diabetes, pneumonia e cancro (câncer) de cólon.

Em 2012, o músico declarou estar livre do cancro. Após ficar mais de dez anos sem gravar novas músicas, ele lançou o álbum “The Bravest Man in the Universe”. Produzido por Damon Albarn e Richard Russell, o disco ficou entre os 50 melhores álbuns da revista Rolling Stone.

Antes de morrer, Womack havia iniciado as gravações do seu próximo álbum, cujo título provisório era “The Best Is Yet to Come”. O projeto teria contribuições de Stevie Wonder, Rod Stewart e Snoop Dogg.

Via Uol

Share

Intervenção com reflexão

Salve a todos, abaixo uma encontro mais que merecido, quem é de Sampa não pode deixar de conferir!

CONVITE

O Sarau do Memorial promove um encontro inédito entre dois importantes coletivos culturais da Zona Sul de São Paulo: o Café Filosófico e a Rinha dos MC´s. Juntos, eles prometem mandar uma poética rinha de ideias, em que cintila a interação entre a reflexão filosófica e o universo literário e musical do hip hop. O Sarau se dá no circo do Memorial, no dia 25 de outubro, sexta-feira, às 20h. A entrada é gratuita e o acesso ao microfone é franqueado a todos.

O Café Filosófico vai olhar para a tradição filosófica, desde a Antiguidade até grandes pensadores da Idade Moderna. Enquanto isso, nos interstícios e nos finalmente, os MC´s improvisam em sua prosódia poética-existencial. Como diz Maria Vilani, idealizadora do Café Filosófico, “a partir do resgate do passado compreendemos a construção do presente, no presente.”

A Rinha dos MCs foi fundada há sete anos pelo rapper Criolo e promove batalhas de improvisação (freestyle) dentro do universo hip hop. O Café Filosófico surgiu como um desdobramento do Centro de Arte e Promoção Social (CAPS), criado há 3 anos pela professora Maria Vilani, mãe do cantor Criolo. O CAPS nasceu na própria casa de Vilani. É o orgulho do Grajaú, um lugar para os artistas do bairro apresentarem suas obras e para as pessoas discutirem arte, estética, filosofia, política e a vida.

No Sarau no Memorial do dia 25, vai se falar de Platão e Aristóteles, do século IV da Grécia Antiga, de Rousseau, da Genebra do século XVIII e de Nietzsche, da Alemanha do século XIX. Para fins didáticos e provocar o debate vai se aproximar filósofos de épocas e pensamentos diferentes: enquanto Platão e Rousseau fazem um alerta para os perigos da arte (cópia da cópia, perda da inocência do “bom selvagem”), Aristóteles e Nietzsche a defendem (a catarse coletiva, o homem superior). O curioso será acompanhar o que os MC`s – verdadeiros filósofos populares contemporâneos – vão criar em cima disso. A conferir.

Serviço
Sarau do Memorial: Café Filosófico e Rinha dos MC`s
25 de outubro, sexta-feira, 20h
Circo do Memorial – Praça Cívica
Grátis

Share