Category Archives: Cassiano

CASSIANO

colecao

Cantor. Compositor. Guitarrista. CASSIANO no fim da década de 1940 mudou-se com a família para o Rio de Janeiro (RJ). Foi nessa época que aprendeu com o pai os primeiros acordes de bandolim e violão. Trabalhou como ajudante de pedreiro.

No início da década de 1960 fundou o conjunto Bossa Trio, mais tarde denominado Os Diagonais (c/ seu irmão Camarão, Hyldon e Amaro), grupo com o qual viajou por cidades mineiras e baianas. Em 1969, o grupo gravou pela Epic/CBS alguns compactos e um único LP “Cada um na sua”, no ano de 1971, no qual o grupo incluiu “Não dá pra entender” e “Clarimunda”, as duas de sua autoria. Ao lado de Tim Maia, Carlos Dafé, Banda Black Rio, Gérson King Combo e Hyldon, foi um dos precursores da soul music no Brasil. Influenciado tanto pela música negra norte-americana, particularmente Stevie Wonder e Ottis Redding, quanto por Lupicínio Rodrigues. Devido ao comportamento controverso, assim como o do amigo Tim Maia, ambos se auto-intitulavam músicos doidões. Tocou ao longo da década de 1960 na noite do Rio e de São Paulo. Só viria a se tornar conhecido em 1970, quando participou como guitarrista no primeiro disco de Tim Maia, que gravou duas composições suas em parceria com Sílvio Rochael “Eu amo você” e “Primavera”, que logo se tornaram sucessos naquele ano.

Em 1971, lançou pela RCA Victor seu primeiro LP solo “Imagem e som”. Neste LP, interpretou “Ela mandou esperar” e “Tenho dito”, ambas em parceria com Tim Maia, e ainda “Primavera” (c/ Silvio Rochael) e “Uma lágrima”. No ano de 1973, pela gravadora Odeon, lançou “Apresentamos o nosso Cassiano”, disco no qual interpretou dez composições de sua autoria, entre elas “Cedo ou tarde” (c/ Suzana), “Me chame atenção” (c/ Renato Britto) e “Castiçal”. Como cantor e intérprete, fez sucesso em 1976 com “A lua e eu” (c/ Paulo Zdanowski), tema da novela “O grito”, da Rede Globo, gravada no LP “Cuban soul”.

No ano seguinte (1977), obteve novamente notoriedade com a música “Coleção”, incluída na trilha sonora da novela “Loco-motivas”, também da Globo.

No ano de 1978, por motivos de saúde, tendo que retirar um pulmão, foi obrigado a abandonar a carreira de intérprete, porém prosseguiu compondo.

Entre seus sucessos, destacam-se “Mister Samba”, gravado por Alcione, e “Morena”, por Gilberto Gil. Em 1988, Cláudio Zoli gravou “Não dá pra entender” (c/ Cláudio Zoli e Ronaldo Santos). No ano de 1991, participou do songbook de Noel Rosa, editado pela Lumiar, e lançou o disco “Cedo ou tarde”, que contou com as participações de Ed Motta, Djavan, Marisa Monte, Luiz Melodia, Sandra de Sá, Karla Sabat e Cláudio Zoli e da banda Dancing Club, formada por ele na guitarra, Silvio da Costa na bateria, Jomar no baixo, Cássia Maria no piano e Júlio Gamarra na percussão. Nesse LP, além de sucessos antigos regravados, constam também novas composições, com destaque para “Know-how”. Em 1998, foi lançada pela gravadora Universal a coletânea “Velhos camaradas” (Cassiano, Tim Maia e Hyldon), disco que reuniu alguns sucessos de cada um dos artistas. No ano seguinte, sua composição “Férias”, parceria com Índio, deu título ao disco de Cláudio Zoli lançado pela gravadora Trama.

No ano 2000, pela gravadara Dubas Música, foi lançada a coletânea “Coleções”, com várias composições de sua autoria. No ano seguinte, em comemoração aos 100 anos da RCA, a empresa relançou em CD parte de seu acervo, no qual estão incluídos os LPs “Imagem e som” e “Cuban soul”. Ainda neste ano, a gravadora Dubas Música, do compositor Ronaldo Bastos, convidou Ed Motta para organizar uma nova coletânea de suas composições. Neste mesmo ano, os Racionais MC’s o convidaram para participar do novo disco dos rappers paulistas, e a banda carioca Clave de Soul, em seu primeiro CD, “Dançar é bom”, interpretou de sua autoria “Tá dando mole”. Entre suas intérpretes está Nana Caymmi que regravou “Primavera” (c/ Silvio Rochael).

Share

Cassiano Apresentamos Nosso Cassiano 1973

cassiano_1973

Cassiano Apresentamos Nosso Cassiano 1973

1 O Vale
2 Slogan
3 A Casa de Pedra
4 Chuva de Cristal
5 Melissa
6 Castiçal
7 Me Chame Atenção
8 Calçada
9 Cinzas
10 Cedo ou Tarde

Link Original

Share

Cassiano Imagem e Som 1971

Cassiano Imagem e Som 1971

cassiano_1971-300x300
1 Lenda
2 Ela Mandou Esperar
3 Tenho Dito
4 Já
5 É Isso ai
6 O Caso das Bossas
7 Eu, Meu Filhho e Você
8 Primavera (Vai Chuva)
9 Minister
10 Uma Lagrima
11 Canção dos Hippies (Paz e Amor)
12 Não Fique triste

Link Original

Share